MPF manda demolir construções irregulares em Hotel na praia dos Ingleses
Uma ação civil pública do MPF julgada pela Justiça Federal, condenou o Hotel Costa Norte a demolir construções ilegais e equipamentos instalados de forma irregular na praia dos Ingleses, em Florianópolis (SC), e também a recuperar a área degradada e a pagar indenização de R$ 100 mil.
Conforme a sentença do juiz federal Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal, também foram condenados de forma subsidiária o município de Florianópolis e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), ex- Fatma.
O Costa Norte Ingleses Hotel fica situado em frente ao mar da Praia dos Ingleses, no norte da ilha. O hotel vai ter de desfazer construções ilegais e equipamentos como restaurante, piscina, deck, banheira de hidromassagem, área de piscina térmica, sala de ginástica e demais estruturas (caminhos cobertos e pisos de pedra e cerâmicas) implantados na faixa de praia.
A empresa também foi condenada a promover a integral recuperação da área, mediante apresentação de Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), atendendo às especificações técnicas pertinentes, no prazo de 60 dias, a ser aprovado pelo IMA no mesmo prazo.
Conforme a sentença da ação Civil Pública nº 5022125-31.2015.4.04.7200/SC , a empresa obteve licença da Fátma e alvará por parte do município para a construção de um hotel naquele local. Mas as edificações avançaram sobre a vegetação de restinga e área de uso comum (praia), onde foram instalados equipamentos de lazer sem que os órgãos públicos tenham tomado quaisquer medidas para impedir a atividade ilegal.
Fica a dica para os novos empreendimentos na região norte de Floripa onde o crescimento desordenado é uma preocupação da administração municipal e do MPF. O turismo deve ter sua estrutura em crescimento mais de forma legal.
Comentários
Postar um comentário