Batizado de  Mural Cisne Negro, faz  homenagem a Cruz e Sousa no centro de Florianópolis 





Obra de 900 metros quadrados assinada pelo artista Rodrigo Rizo é parte do projeto Street Art Tour, a pintura de nome Cisne Negro, foi inaugurada hoje no Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, Centro da Capital. O evento contou com a  participação do ator João Batista Costa, o JB, com performance e leitura de poemas de Cruz e Sousa (1861 – 1898), ícone da literatura catarinense e precursor da poesia simbolista no Brasil. A cerimônia garantiu a presença de autoridades do município e do Estado, entre elas o prefeito Gean Loureiro.


O mural de 900 metros quadrados começou a ser feito no começo de junho no paredão do edifício João Moritz, localizado ao lado do jardim do Museu. O artista contou com o apoio de um elevador externo, que o levou a uma altura de até 30 metros. A pintura é parte do Street Art Tour, projeto que está movimentando a cena de arte urbana na Capital. Toda em preta e branca, a obra representa visualmente características marcantes na obra do poeta.

Existe vários espaço com arte pela capital a Street Art Tour tem um App  que oferece tour guiado pelas obras de arte urbana de Floripa. O projeto Street Art Tour vem desenvolvendo um trabalho de valorização dos ícones culturais de Florianópolis por meio de murais que homenageiam a vida e a obra de nomes importantes para a cidade.
Dentro da plataforma do Street Art Tour (aplicativo disponível para iOS e Android), inclusive, é possível mapear e organizar um roteiro para conhecer obras de arte urbana de grandes dimensões: um deles é o mural  assinado pelo artista Thiago Valdi em homenagem a Franklin Cascaes, no edifício Atlas, localizado de frente para a esquina da rua Vidal Ramos com a Deodoro. Outra grande obra é o mural Leão da Terra, pintado por Rizo em paredão ao lado do edifício Ceisa Center, na avenida Osmar Cunha.


A pintura de Cruz e Sousa é também parte de uma segunda etapa do projeto, idealizado pelo artista Rodrigo Rizo e pelos produtores Marina Tavares e Arturo Valle Junior, do Studio de Ideias. Além de registro e catalogação em plataforma digital (aplicativo e site) de mais de 100 murais que compõem o acervo de street art de Florianópolis, prevê exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.
O Street Art Tour é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Prefeitura da capital através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto tem o apoio cultural da Floripa Airport e do Corporate Park. Apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. A coordenação geral é do Studio de Ideias.






Sabe onde fica esta peça artística? No Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, Centro, Florianópolis, dá uma espiada lá mo Querido, é de graça.

Comentários